Sítio Água-Viva

Sítio Água-Viva
Arara-Canindé

terça-feira, 29 de novembro de 2011

HISTÓRICA FERROVIA MADEIRA-MAMORÉ PVH/RO CLIQUE SOBRE A FOTO P/ VISUALIZAR O ÁLBUM


Em visita a nossa capital Porto Velho (capital de Rondônia), estive às margens do imponente e lindíssimo Rio Madeira,onde localiza-se parte do nosso patrimônio histórico, vi de pertinho e fotografei algumas locomotivas que por anos fizeram o longo e demorado percurso de 366 quilômetros de trilhos. Tive o privilégio de conhecer o Senhor José Machado, nordestino, morador de Porto Velho desde 1944, saudosista, olhos marejados e com muita simplicidade descreveu com riquezas de detalhes a movimentação no entorno da ferrovia, a cultura e costumes da época; foi gratificante e emocionante ouvir as histórias do Senhor José, por meio das suas narrativas me foi possível viajar no tempo.
A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi construída entre 1907 e 1912 para ligar Porto Velho a Guajará-Mirim no Estado de Rondônia - Brasil. Ficou conhecida como a "Ferrovia do Diabo", devido à morte de milhares de trabalhadores durante a sua construção, causada principalmente por doenças tropicais. O propósito maior era vencer o trecho de cachoeiras do rio Madeira, facilitando assim o escoamento da borracha brasileira e boliviana, também de outros produtos, até Porto Velho embarcando-os para exportação.
Na década de 1930, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi parcialmente desativada, voltando a operar alguns anos depois. Em maio de 1966, depois de 54 anos de atividades, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré teve sua desativação determinada pelo Presidente da República Humberto de Alencar Castelo Branco. A ferrovia seria substituída por rodovias, atual BR-425 e BR-364, que ligam Porto Velho a Guajará-Mirim. Em 10 de julho de 1972 as locomotivas apitaram pela última vez.
A ferrovia Voltou a operar em 1981 num trecho de apenas sete quilômetros do percurso original, para fins turísticos, sendo novamente paralisada por completo em 2000.  Em10 de novembro de 2005, a ferrovia foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional  - IPHAN.
Ana Paula Sandes

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

COMEMORAÇÃO DIA DAS CRIANÇAS MONTE SINAI - CLICAR SOBRE A FOTO



           Anualmente o Senhor Evilásio e sua mulher a Dona Diva  promovem uma linda festa em comemoração ao dia das "crianças" no longínquo povoado  chamado Monte Sinai a aproximadamente duas horas de barco do porto Dois de Novembro, em Machadinho D'Oeste, fomos convidados e aceitamos participar da realização da tradicional e especial festa, onde todas as crianças ribeirinhas participam cheias de alegria. Parabenizo os líderes do povoado o Senhor Evilásio e Dona Diva pela generosidade e liberalidade, por propiciarem momentos de muita felicidade a crianças que têm tão pouco. Quero direcionar meus sinceros agradecimentos ao amigo Elizeu Berçacola, o homem que tudo conhece sobre a nossa região, que nos apresentou às famílias ribeirinhas, oportunizando-nos momentos  inesquecíveis. Obrigada...
Ana Paula Sandes

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

EXPEDIÇÃO ARQUEOLÓGICA - CLICAR P/ VER AS FOTOS

CLICAR SOBRE A FOTO
      Participamos da expedição arqueológica ao Porto Dois de Novembro em Machadinho D'Oeste, Estado de Rondônia, para fotografar os registros deixados pelos índios que estão evidentes nas pedras da Cachoeira do Rio Machado que ficam expostas durante o verão da Amazônia, uma vez que as águas do rio baixam. Recebemos dois Diretores/Professores  do Museu de Arqueologia de Rondônia, cuja sede está localizada no município de Presidente Médici, os professores ficaram encantados com a beleza do lugar e com os inúmeros registros arqueológicos que tiveram a oportunidade de fotografar para futura exposição no Museu. Sentimo-nos honrados e agradecemos sinceramente a visita.

Ana Paula Sandes